quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Testing Dojo Brasil


O Site testingdojo.com.br nasceu com o objetivo de concentrar informações sobre dojos de teste no Brasil, facilitar a promoção desses encontros e dar visibilidade às comunidades de teste.

No dia 13/09/2012 rodou em São Paulo o primeiro Testing Dojo  registrado no site Testing Dojo do Brasil, que contou com o apoio da Open4Education, uma iniciativa da Globalcode que promove minicursos gratuitos online e presenciais.

A dinâmica contou com mais ou menos 8 participantes e os facilitadores, eu e o Alan Correa Morais . O desafio foi identificar padrões em uma aplicação que gera anagramas e foi escolhido através no site testing-challenges.

Os papeis aos quais demos destaque foram piloto e co-piloto. Preparamos duas mesas/cadeiras e um notebook ligado a um projetor. O co-piloto ficava operando o notebook e o co-piloto ajudando a anotar as hipóteses e resultados. Após 7 minutos, o piloto voltava para a plateia, o co-piloto assumia o computador e alguém da plateia assumia o papel de co-piloto.

A sessão começou as 19:50 e foi até as 21:00. Depois fizemos uma retrospectiva onde os participantes puderam apontar pontos positivos e negativos relacionados ao local, a dinâmica, ao desafio, etc.

Como resultado da retrospectiva:
  •        O espaço da Globalcode foi fantástico. Os participantes elogiaram o espaço e o carinho do pessoal de deixar um lanchinho de welcome pra nós. Fora que o auditório e a arrumação atenderam 100% a nossa dinâmica.
  •        A atividade escolhida foi desafiadora e divertida.
  •        Os participantes gostaram do formato.
  •        Os participantes entenderam que transmitir o dojo ao vivo, ou mesmo gravar, poderia inibir a participação.
  •        Foi levantado que o co-piloto também poderia ter um computador disponível para fazer as anotações


No fim, a minha opinião em relação ao dojo é que foi desafiador e motivador! E que venham outros! :)





Um comentário:

  1. Foi simplesmente sensacional! Muito divertido e com uma galera super alto astral! ahahah (ficou parecido com a narração da Sessão da Tarde)

    ResponderExcluir